SINDIRECICLA-RN promove ação social com crianças da comunidade indígena Catu
- UDI SESI
- 1 de out.
- 2 min de leitura
30/09/2025 16h23 O Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Rio Grande do Norte (SINDIRECICLA-RN) realizou, nesta terça-feira (24), uma ação social com 40 crianças da Escola Municipal José Lino da Silva, a primeira escola indígena do estado, localizada na comunidade indígena Catu, da etnia Potiguara. A atividade aconteceu na Casa Sustentável de Berg Medeiros, empresário do ramo da reciclagem e associado ao sindicato.
A programação incluiu uma dinâmica sobre separação de resíduos conduzida por Paloma Oliveira, analista ambiental da Recicla RN, além da visita do Tatureco, mascote do sindicato, que animou as crianças e participou da entrega de brindes.

A iniciativa busca unir educação e sustentabilidade para formar agentes de transformação. “Nós entendemos que elas são pessoas que irão transformar o futuro. E a educação é a base. Essas crianças levarão o que aprenderam aqui para suas casas e serão agentes transformadores dentro do ambiente em que vivem”, destaca a tesoureira do SINDIRECICLA-RN, Fernanda Beatriz.
Na Casa Sustentável, as crianças vivenciaram experiências práticas em contato com animais, plantas e frutas, além de conhecer sistemas de compostagem de resíduos orgânicos, criação de animais e cultivo de alimentos sem agrotóxicos. “Minha intenção é passar para as crianças um pouco de tudo, para que levem para casa a oportunidade de contribuir com a sobrevivência do nosso planeta”, afirmou Berg Medeiros.

A gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) Piquiri-Una, do IDEMA, Karla Fernandes, reforçou a importância da parceria. “Pensamos em trazê-los para a Casa Sustentável do Minhocário do Berg, que é um parceiro antigo do IDEMA. Ele já atuou até de maneira voluntária em outras unidades de conservação”, disse.
De acordo com a gestora, algumas práticas vistas na visita, como a compostagem, devem ser levadas de volta à escola, fortalecendo o trabalho pedagógico já desenvolvido.

A coordenadora pedagógica Ivanete Coelho ressalta que a ação se soma às atividades ambientais já realizadas com os estudantes. “Na comunidade, trabalhamos com materiais reciclados e reutilizados, fazemos brinquedos, reflorestamento e levamos esse diagnóstico para a sala de aula. Esse projeto veio complementar e enriquecer o nosso conteúdo”, explicou.
Adriel Silva, de 11 anos, foi um dos alunos participantes da iniciativa. Ele conta que aprendeu sobre o destino certo dos resíduos e confessa que não sabia que os materiais podiam ser reciclados mais de uma vez. “Estou mais curioso para ver os peixes e não sabia muito bem sobre essa reciclagem das latinhas”, conta.
Minhocário Berg
A indústria Minhocário Berg atua na gestão de resíduos orgânicos, oferecendo serviços de compostagem, vermicompostagem e biodigestores. Entre seus clientes no Rio Grande do Norte estão o Natal Shopping, a Petrobras e a Coca-Cola. Já a Casa Sustentável, espaço social mantido por Berg, recebe visitas técnicas, ações educativas e parcerias com universidades e centros de pesquisa. No local, são apresentados sistemas como biogás, tratamento de águas cinzas e marrons, quintal orgânico, meliponário (abelhas sem ferrão) e vermicompostagem.

Veja também a matéria no portal da FIERN: SINDIRECICLA-RN promove ação social com crianças da comunidade indígena Catu - FIERN
Comentários