Roberto Serquiz destaca setor de reciclagem como vetor de sustentabilidade para o RN durante Fórum
- UDI SESI
- há 7 dias
- 3 min de leitura
6/11/2025 19h01
As principais tendências e oportunidades para o setor de reciclagem são tema do 4º Fórum de Reciclagem de Resíduos Sólidos do RN, evento realizado pelo Sindicato de Reciclagem e Descartáveis do RN (SINDRECICLA-RN), na Casa da Indústria. Na solenidade de abertura do evento, nesta quinta-feira (6), o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, destacou o setor como vetor da sustentabilidade.
“O setor de reciclagem tem uma grande importância para todo o setor produtivo e para a nossa sociedade por dar a destinação correta dos resíduos”, ressaltou Serquiz.
Ele fez um histórico da atuação do setor no estado, com a expansão e profissionalização da atividade. “Até 2014, a reciclagem existia desarticulada, quase invisivel, foi quando surgiu o SINDRECICLA-RN, reunindo e fortalecendo o setor” Serquiz. “Com isso a reciclagem passou a ser vista com outros olhos, sendo reconhecido como uma atividade industrial e incluída no Proedi [Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN], o que foi fundamental para o desenvolvimento do setor”, acrescentou.

Serquiz destacou que a cadeia produtiva da reciclagem supre um papel previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que o Poder Público não consegue atender. “Nessa dificuldade, o SindRecicla-RN mostrou sua força e sua capacidade de atender a uma demanda urgente. Enquanto a lei caminha no papel, o SINDRECICLA faz a diferença. Momentos como o Fórum de Reciclagem são muito importantes para que possamos continuar com esse movimento de fortalecimento da reciclagem”, completou o presidente da FIERN.
O presidente do SINDRECICLA-RN, Etelvino Patrício, reforçou a importância da atividade para a sustentabilidade e descarbonização. “Precisamos entender que sem sustentabilidade temos um futuro condenado. Esse assunto está em pauta no mundo porque não há fronteiras para os efeitos das mudanças climáticas”, disse.
“Que possamos nos sensibilizar quanto à importância da cadeia produtiva da reciclagem nesse contexto e que o fórum nos enriqueça de conhecimento e ideias para fortalecer essa atividade”, concluiu Patrício.

A governadora Fátima Bezerra também participou da solenidade de abertura e destacou iniciativas para estimular a cadeia da reciclagem. “Temos acolhido pleitos legítimos e necessários, como foi a inclusão da reciclagem no Proedi, fruto do diálogo junto ao SindRecicla-RN”, afirmou. “A FIERN deu contribuições necessárias e fundamentais nesse e em outros temas, sempre valorizando o diálogo”, frisou Fátima.
Ela aproveitou a oportunidade para sancionar a Lei que estabelece a Política Estadual de Incentivo à Reciclagem, à Circularidade e ao Sistema de Logística Reversa, de autoria do deputado estadual Hermano Morais.
Também na cerimônia de abertura, o presidente do SindRecicla-RN, Etelvino Patrício, entregou homenagens a diversos atores parceiros do segmento, como o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, a governadora Fátima Bezerra, o deputado estadual Hermano Morais, o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, o superintendente do IBAMA no RN, Rivaldo Fernandes, além de empresários e gestores de empresas de reciclagem e instituições financeiras.
4º Fórum de Reciclagem e de Resíduos Sólidos do RN
Com o tema “Indústria, catadores e economia circular: juntos pelo reaproveitamento e pela descarbonização”, o evento inclui painéis, palestras e debates técnicos sobre destinação adequada dos resíduos, políticas públicas, tecnologias aplicadas ao reaproveitamento de materiais e estratégias de redução das emissões de carbono.
Ao longo da programação, 6 e 7 de novembro, na Casa da Indústria, serão discutidos temas chave relacionados a economia circular e descarbonização. Dentro desses temas, ocorrerão palestras, painéis e relatos com participações de empresas, instituições e atores que compõem a cadeia produtiva da reciclagem.
Entre os temas que compõem a programação estão a reciclagem como pilar essencial na mitigação das mudanças climáticas, a conscientização do consumidor e o engajamento para a circularidade, tecnologias e inovação voltadas a um ciclo de vida sustentável no Rio Grande do Norte, o papel do poder público na destinação adequada dos resíduos e os desafios e perspectivas da economia circular no estado.
Representantes de órgãos estaduais e municipais, Ministério Público e organizações sociais, com enfoque em políticas públicas e regulamentação participam da iniciativa.
Entrega do Selo Verde
A programação conta ainda com a cerimônia de entrega do Selo Verde de Reciclagem, certificação que reconhece boas práticas ambientais e de gestão no reaproveitamento de resíduos. A iniciativa busca fortalecer a competitividade do setor, valorizar empresas e incentivar o avanço da economia circular no estado.
Veja também a matéria no portal da FIERN: Roberto Serquiz destaca setor de reciclagem como vetor de sustentabilidade para o RN durante Fórum - FIERN






Comentários