top of page
low-angle-perspective-tree-with-beautiful-canopy.jpg
Buscar

SINDRECICLA-RN e Polícia Civil apresentam sistema para rastreabilidade de cobre comercializado no estado

  • Foto do escritor: UDI SESI
    UDI SESI
  • 5 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura

30/07/2025   12h24


O Sindicato da Indústria de Reciclagem e Descartáveis do RN (SINDRECICLA-RN) reuniu empresários e colaboradores do setor para apresentar o SisRecicla, sistema informatizado de cadastro e monitoramento da compra, venda e troca de cobre no estado. O encontro aconteceu na Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), nessa terça-feira (30). O sistema foi desenvolvido pela Polícia Civil em parceria com o SINDRECICLA-RN, com o objetivo de garantir maior rastreabilidade do metal e segurança aos produtos que circulam no mercado de reciclagem.

 

A iniciativa é um desdobramento do debate promovido pela FIERN e SINDIRECICLA-RN junto aos órgãos de segurança pública do estado, em fevereiro deste ano, para definir caminhos para combater roubo de cabos da rede elétrica. O assunto é tratado no Decreto nº 33.958/2024, que dispõe sobre o cadastro de compra, venda ou troca de cabo de cobre, alumínio, baterias e transformadores para reciclagem no Estado.

 

O sistema está disponível no link sisrecicla.policiacivil.rn.gov.br/sisrecicla.

 

Nele, os recicladores poderão cadastrar detalhes das movimentações de materiais, como data, quantidade e origem ou destino. De acordo com a Polícia Civil, um aplicativo para smartphones, que deve facilitar acesso e navegação, será lançado nos próximos meses.



Para o presidente do SINDRECICLA-RN, Etelvino Patrício, o sistema é importante para inibir furtos e roubos de cabos e facilitar a própria atividade. “A reciclagem no Rio Grande do Norte gera em torno de 5 mil empregos diretos e mais de 20 mil empregos indiretos, e não é justo que todos paguem o preço por aqueles que não têm uma boa prática”, explica.

 

“Queremos mostrar para a sociedade que estamos preocupados com essa situação e queremos participar para diminuir ou mesmo exterminar roubos e furtos que acontecem na rede elétrica”, destaca Patrício.

 


O delegado Marcos Vinicius dos Santos, diretor da Polícia Civil da Grande Natal, comenta que o problema de furto e de cabos da rede elétrica é uma realidade em âmbito nacional. “Desde 2017 nosso estado tem legislações que buscam inibir essa prática.”

 

Ele conta que os recicladores deram contribuições para aprimorar o sistema, que vai auxiliar nas fiscalizações. “Desde o início do ano estamos trabalhando junto ao SINDRECICLA-RN para desenvolver esse sistema informatizado que pretende não só inibir roubos e furtos de cabos [da rede elétrica], mas também proteger as empresas do setor”, frisa Marcos Vinícius.



Já Lucas Araújo, reciclador há 15 anos no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal, reforça a importância de garantir a rastreabilidade do metal. “Esse cadastro é de fundamental importância. Ainda é algo novo e tem espaço para melhorias, mas será muito importante para a imagem da nossa atividade e para zerar esses furtos e roubos.” Veja a matéria no portal oficial da FIERN: SINDRECICLA-RN e Polícia Civil apresentam sistema para rastreabilidade de cobre comercializado no estado - FIERN


 
 
 

Comentários


© 2024 Sindrecicla-RN: Sindicato de Reciclagem e Descartáveis do Rio Grande do Norte

bottom of page